O Photoshop e os padrões de beleza no mundo

23.7.14
Uma jornalista americana fez retocar uma mesma fotografia sua em 25 países diferentes com o objetivo de observar a conceção de beleza em cada um deles.

Portrait original de Esther Honig. (crédito de imagem : Esther Honig)


A jornalista freelancer Esther Honig, do Kansas City (Missouri, EUA) encontra-se a conduzir uma experiência original sobre a beleza humana. No seu site pessoal, ela explica a abordagem do seu projeto "Before & After":

“Aqui nos Estados unidos, o Photoshop tornou-se um símbolo de padrões de beleza inatingíveis da nossa sociedade. O meu projeto “Before & After”, examina em que medida esses critérios variam em cada cultura, numa escala mundial.”

Assim, através da plataforma Fiverr, Esther Honig enviou o seu retrato, sem maquilhagem nem qualquer tipo de artifício, a quase 40 peritos em retoques fotográficos, alguns amadores, outros profissionais, oriundos de 25 países diferentes.
O seu único pedido: editar a sua fotografia de forma a “tornar-me uma mulher bonita!”, especificou.

A experiência não está ainda acabada, mas os primeiros resultados são fascinantes. E a jornalista chegou a uma primeira conclusão:

“O Photoshop permite-nos atingir os nossos critérios de beleza impossíveis, mas quando os comparamos numa escala global, atingir esse ideal de beleza parece mais do que ilusório.”

Assim, é alucinante constatar o que é "ser bonito" nas diferentes culturas, perceber como é encarada a beleza e quais os critérios de cada um. 


ALEMANHA



ARGENTINA:



CHILE:



GRÉCIA:



INDONÉSIA:



ISRAEL:



ITÁLIA:



QUÉNIA:



PAQUISTÃO:



ROMÉNIA:



INGLATERRA:


UCRÂNIA:



ESTADOS-UNIDOS:



VIETNAME:



VENEZUELA:

(crédito das imagens : Esther Honig)


Testemunhamos assim, o quanto a beleza é relativa!

Até mesmo com o poder do Photoshop, não há um padrão absoluto. Cada um vê a beleza de forma bem diferente.

E vocês, identificaram-se com algum padrão?
Quanto a Portugal, quais serão os critérios??


Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...